14.04.2021

Consumo dentro de casa registra alta em várias categorias


Auxílio emergencial e fechamento do comércio impactaram diretamente no número. Tendência deve continuar em 2021.

Após um ano de muitos desafios, algumas luzes começam a surgir adiante. Elas afetam diretamente ao setor de supermercados, mercadinhos e estabelecimentos similares.

Um estudo avaliou 11.300 lares em todo Brasil, que, estatisticamente, representam 58 milhões de lares. O Consumer Insights foi produzido pela multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Se, de um lado, a análise mostra uma queda no consumo fora de casa, do outro lado, os dados apontam que o consumo dentro do lar aumentou. A tendência deve continuar em 2021.

Os dados do Kantar mostram expansão de gastos com todas as cestas de consumo entre as famílias que receberam auxílio emergencial. Essas cestas apresentaram o dobro de crescimento nos primeiros meses de pandemia e houve mais acesso a categorias de consumo massivo.

No primeiro e segundo trimestres do ano, as classes D e E, que representam ¼ dos domicílios brasileiros, foi a que registrou maior percentual de variação de gastos – respectivamente 9% e 14% -, graças ao fato de que 72% de seus membros receberam a ajuda do governo. Isso não se sustentou após junho: no terceiro trimestre caiu para 8% e no quarto para 6%. Já as classes AB e C conseguiram sustentar o crescimento ao longo do ano.

As cestas mais beneficiadas pela injeção do montante foram mercearia doce, perecíveis e higiene & beleza. Já as cestas de bebidas e de mercearia salgada tiveram um desempenho melhor entre os domicílios que não receberam o auxílio.

O consumo dentro do lar alavancado pelo auxílio emergencial aconteceu principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Grande Rio de Janeiro.

“O ano de 2020 terminou com saldo positivo dentro do lar graças aos gastos maiores das classes CDE. Para 2021, o desafio é sustentar isso, já que a frequência de compras tem uma tendência orgânica de queda e o volume médio por compra cai”, declara David Fiss, Diretor de Serviços ao Cliente & Novos Negócios da Kantar.

Consulte o estudo completo clicando aqui.

Dapal

Fique por dentro das novidades

Receba em seu e-mail tudo sobre nossos produtos e lançamentos